quarta-feira, 18 de maio de 2016

INAUGURAÇÃO DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE PALMEIRAS


APRESENTAÇÃO

A série “Fragmentos de histórias” faz parte da política de divulgação do acervo do Arquivo. São pequenas histórias relacionadas à Ponte Nova, provenientes de compilações de textos publicados por terceiros em jornais de época, ou fruto de pesquisa desenvolvida pelo próprio Arquivo.
O propósito é dar visibilidade à informações que, de alguma forma, possam contribuir para a formação de uma memória da cidade e de seu povo.
O texto a seguir foi transcrito de uma publicação veiculada no Jornal Gazeta da Mata, Ano IV, edição nº 165, pág. 1, de 08 de maio de 1955.



INAUGURADA A NOVA ESTAÇÃO DE PALMEIRAS


Centenas de pessoas presentes ao ato – Acompanhado de vários
auxiliares, compareceu o dr. Almir Maciel, administrador
geral da Leopoldina – Banquete e discursos


Domingo útimo, 1º de maio, teve lugar a inauguração da nova estação do bairro de Palmeiras, da Estrada de Ferro Leopoldina. O ato, que se revestiu de singular brilhantismo, realizou-se às 11 horas, com a presença de elevado número de pessoas e com o comparecimento do dr. Almir Maciel, administrador geral daquela ferrovia, e dos srs. dr. Reidar Knudsen, chefe do departamento da Via Permanente; dr. João Amaral Aguiar, chefe dos Transportes e Ernani Silveira, chefe do Tráfego, que aqui vieram especialmente para tal fim.
Inicialmente falou o dr. Almir Maciel, entregando a estação ao público. Em seguida o prefeito João de Carvalho, congratulando-se como o povo e saudando o dr. Almir Maciel.
A Corporação musical “União 7 de Setembro” emprestou maior realce à solenidade, executando bonitas peças do seu repertório

Banquete

Em seguida, na sede social do Esporte Clube Palmeirense, teve lugar o banquete que o ex-prefeito Helder de Aquino ofereceu ao dr. Almir Maciel e a sua comitiva, comparecendo ao mesmo figuras as mais expressivas de nossa sociedade. Durante o ágape, que transcorreu em ambiente de grande cordialidade, fizeram-se ouvir os seguintes oradores: Antonio Simeão de Carvalho, Augusto Mendes Filho, pela Associação Comercial de Ponte Nova; ex-prefeito Helder de Aquino, em cuja administração foi construída a estação de Palmeiras; dr. Reinaldo Alves Costa, Augusto Rodrigues Seabra, dr. João Cataldo Pinto, engenheiro residente do DER; Acir Vieira Viana, que falou em nome dos ferroviários e ao mesmo tempo agradecendo ao povo a acolhida dispensada ao administrador da Leopoldina e a sua comitiva; Romeu de Albuquerque Moreira, presidente da Câmara Municipal, que o fez como representante do povo de ponte Nova, tendo, na oportunidade, lembrado ao dr. Almir Maciel a necessidade de autorizar a construção, em Palmeiras, dos armazéns destinados à importação e exportação de mercadorias e fixadas, na nova estação, a saída e chega dos trens expresso e noturno, que ligam Ponte Nova ao Rio de Janeiro.
Por último falou o dr. Almir Maciel, num belo discurso de agradecimento, reiterando a promessa de que tudo fará para atender às justas aspirações do povo pontenovense.
________________________________________

Transcrito por: José Geraldo Begname



     
IMAGEM 1: Fachada da estação de Palmeiras. A planta é de 1988, mas sua construção data de maio de 1955.



        IMAGEM 2: Fachada lateral da estação ferroviária de Palmeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário